Publicidade e Marketing: Estratégias para Vender ao Público e ao Consumidor

A comunicação social e a publicidade estão vivendo um processo de mudança radical. Por um lado, podemos ver a renovação da roda social media, com o grande sucesso de redes sociais e a ascensão de blogs como o TikTok. Por outro lado, temos a chegada de novos canais de informação, como aplicativos, além do desarrollo de novos serviços de publicidade e comunicação.

Isso significa que os anunciantes precisam se reinventar e se adaptar a essas novas realidades. Essa é uma tarefa para os próximos anos.

Gerenciar O Consumidor Individual

O mercado de publicidade e a comunicação social estão mudando, mas não para favorecer as empresas. O público de curiosidade se tornou um público-alvo não consentido por parte dos anunciantes. Portanto, as empresas precisam ser bem cientes de seus anseios para os cidadãos e consumidores que executam as suas movidas.

A publicidade e a comunicação social que envolvem indivíduos estão causando dificuldades às marcas, quer por não conseguirem atrair novos seguidores, quer por não conseguirem manejar uma campanha de marketing personalizado. Por conseguinte, as empresas precisam definir metas, prioridades e estratégias para a gestão das campanhas de publicidade e de comunicação social dos seus brands.

A maioria dos anunciantes ainda confia em anúncios de grande escala, como os jingles de campana, os spot commercials ou os anúncios destacados na TV. Contudo, devem gostar de ver os resultados das suas campanhas, os sentimentos das pessoas, e interagir com um público-alvo fiel.

Optimização das Campanhas Pela Empresa

As grandes corporações têm muito mais recursos para gastar em anúncios de grande escala do que os indivíduos ou as mulheres empresarias solitárias. Por isso, a empresarialização da publicidade e da comunicação social tornou-se crucial. As grandes corporações precisam descentralizar a campanha de marketing para conseguirem aproveitar todos os recursos humanos e materiais.

Isso significa descentralizar o processo de planejamento, análisis de mercado, contratação de agências de publicidade, criação de blogs, estabelecimento de marcas e de personagens, e muito mais. Também precisa de campanhas cada vez mais simples. Os consumidores querem informação rapidez e até mesmo a simplicidade no marketing.

Cada Anunciante É Uma Marca

Toda a publicidade e toda a comunicação social são cada vez mais estratégias de marcação. Isso significa que os anunciantes não só estão lidando com o público obsoletamente, mas também querem fazer campanhas para promover seus produtos usando a internet e os principais meios de comunicação. O ideal é formar um contato íntimo com o seu leigo de volta e conquistar novos fieles por meio de blogs, feeds e podcasts.

Essa não é uma tarefa para os anunciantes apenas. O marketing digital deve orientar toda a estratégia de comunicação social a partir de algo próprio, único e exclusivo. Deve-se buscar o público que se identifiquem como seguidores, curiosos ou usuários do seu produto ou serviço. Esse público estará interessado nos diferentes assuntos relacionados com o que eles fazem. Portanto, é hora de um conteúdo e uma estratégia de comunicação social específicos.

Informar, Engadurar E Motivar

Além de se reinventar, a comunicação social e a publicidade têm que informar as pessoas de forma simples e intuitiva. Inclusive, há um grupo de anunciantes que vem enfrentando o desafio de informar simplesmente para conseguir que todos os seus anúncios tenham uma assinatura na narrativa de cada campanha. Isso significa que haverá poucas palavras clara e explicite para os leigos compartilharem com a todos os que conhecimento sobre o assunto.

O marketing digital deve ser acessível, intuitivo e simples. Também é preciso que os anunciantes considerem o público como parceiros e não só como alvo.

A contrapartida para isso é considerar o seguinte: qual é o objetivo da promoção? Queremos atrair esse público para nossos sites, redes sociais ou outros recursos? O que precisamos é de uma metáfora para compreendermos melhor a situação.