O CPM (Cost-Per-Action) é um modelo de negócio baseado em atividades como o click fraud (enfim, o bing e o spam), no qual uma campanha pagamente para que uma página ou site exibam certos banners ou anúncios. Esses banners exibem vídeos ou outros tipos de conteúdo com um gotejo de informação, palavras-chave, links ou imagens com fundo opcional. O CPM envolve vários aspectos do marketing digital, desde o inicio da transação até a conclusão, incluindo:
Propaganda Estratégica
É preciso saber o que é CPM e como funciona para que uma empresa ou organização consiga desempenhar o seu papel no negócio. A CPM não é simplesmente a publicidade que ouvem falar, é mais um meio de comunicação, propaganda e engajamento. Se um anúncio é uma forma de publicidade, a CPM é uma agência de publicidade criada digitalmente. O termo CPM não se refere a uma tática de marketing, mas sim ao grupo de pessoas interessadas em determinar o preço por atividade (ou seja, por clic ou visita) que a agência de publicidade realiza. Em outras palavras, a CPM é uma agência de publicidade descentralizada, que opera em partes não visíveis ao consumidor final, baseada em marcas registradas. A CPM tem uma pequena sede financeira e administrativa, com algumas agências de publicidade de grandes marcas também, mas funciona como uma agência de publicidade independente.
Mais Uma Capacidade Única
A CPM oferece mais de uma capacidade única, que é a de avaliar e gerir os fluxos de tráfego (ou visitantes) em uma plataforma digital. A CPM é capaz de analisar dados de múltiplos sites e aplicações, como o Google Analytics. Por exemplo, a CPM pode, por meio da análise de dados, saber o que motivou um visitante a navegar para um determinado site ou aplicativo; sabemos quais foram as palavras-chave usadas pelo usuário para acessar o site ou aplicativo; quais links foram usados e, por extensão, o que esse usuário deseja no futuro. Portanto, a CPM é uma agência de publicidade inteligente que já adianta para o marketing online. O marketing via CPM já adianta para você.
Para Quem?
A CPM é ideal para empresas que queriam desenvolver um marketing digital com algumas características diferentes, que não são oferecidas pela linha do marketing tradicional:
- Visitação móvil (mobil marketing)
- Espaço em rede (online marketing)
- TV e Outra Forma (outdoor marketing)
- Comunicação Social (social media marketing)
- Remessa (email marketing)
- Cobaia (remarketing)
- Analise de Dados (DATA)
- Versão Digital (web banners, landing pages)
- Ações no Vizivo (VR)
O Que é O VIVO (Virtual International Visitor)
O VIVO é a versão digital do CPM. A diferença é que, no caso do VIVO, a publicidade envolvida é completamente virtua (ou seja, não existe físico ou simbólico nem a publicidade está em um prédio ou bloqueio digital). O VIVO é um software de marketing online, baseado no CPM. O software VIVO, por sinal, é ideal para empresas, freelancers e indivíduos que desenvolvam campanhas pagamente ao longo da vida. Assim, o VIVO é um modelo de negócio baseado no ativo, que envolve um ponto e vídeo, e comercializamos ou exibamos logo após a transação.
Com a versão digital do CPM e o VIVO, a agência de publicidade descentralizada consegue oferecer uma sólida plataforma de marketing online sem a necessidade de um departamento de marketing específico. Com o VIVO, a prática do marketing digital pode ser desenhada e monitorizada por uma equipe qualificada, de forma dinâmica e flexível. Há também a possibilidade de criar estratégias mais rápida e eficientes para atingir o mercado.
E Agora, O QUE DEVO FAZER?
Ao longo deste artigo, o objetivo é mostrar o valor que a CPM provoca no mercado. Ainda que você esteja em desenvolvimento, ou esteja pensando em adiantar alguma coisa do seu negócio, o CPM já provoca reações vítimas. O custo de fazer uma campanha por esses slots, por exemplo, é bem incomportável. Além disso, o custo de sair de novo e começar de cero é alto. O ideal é operar direto com a CPM e experimentar os benefícios que ela traz ao seu negócio.